Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Os italianos são um povo de emigrantes, cujas migrações raramente tiveram Portugal como destino. Artigo de opinião sobre os call centers multilingueNão falo de Cristóvão Colombo, nem dos sicilianos que durante séculos se dedicaram à pesca do atum no Algarve. Nas últimas décadas, para quem pertence à chamada geração Erasmus (programa que neste ano completa 30 primaveras), era mais provável vir para Portugal à procura de matérias (e bolsas) de estudo. Eram jovens arquitetos encantados com a Escola do Porto ou estudantes de Letras à procura de poetas inéditos. Já Antonio Tabucchi costumava contar o seu coup de foudre: em França, num bouquiniste qualquer, descobrira um livrinho chamado Bureau de Tabac, tradução de Tabacaria, e não teve outro remédio senão aprender a língua original desse tal Álvaro de Campos.

De há uns anos a esta parte, porém, parece que Portugal se tornou também destino da emigração mais banalmente impulsionada pela eterna procura de trabalho. A atrair jovens, e não só, são os call centers, um setor que cresceu com a crise. As entrevistas são feitas por Skype. Passados os vários níveis de seleção, pede-se ao candidato para fazer as malas e comprar um bilhete só de ida.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Estão entre as profissões que menos confiança inspiram. Mas podem ensinar o que não se aprende nas escolas de gestão.Lições de um comercial de automóveis

Os políticos, os operadores de telemarketing e os vendedores de automóveis estão empatados num estudo que mede a perceção da ética de diversas profissões, mas Tom Ward, colaborador da Forbes, diz que aprendeu mais em quatro anos que passou a vender Toyotas, após a conclusão dos estudos, do que na escola de gestão.

Aqui ficam as lições de um vendedor de automóveis:

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Como dar feedback a um CEO com o dobro da sua idade?Award of Excellence

Eu tinha 25, um novo professor chamado como um último recurso pra salvar uma empresa à beira da falência. Já tinham sido dispensados 3 consultores, então porque não tentar comigo?

O CEO já geria à mais tempo do que eu tinha de vida. Depois de várias semanas vend-o em acção, entrevistando a sua equipa senior, e recolhendo informação dos seus colaboradores, era tempo para mim de enterrar o machado. A sua empresa tinha-se fundido com outra firma e ele ainda estava a tentar perceber o rumo a seguir. A sua equipa precisava desesperada que ele traçasse uma estratégia.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A carteira profissional europeia passa a estar disponível para cinco profissões. Saiba quais são e como pode requerer online a certificação das suas Expensive Hospital Stayqualificações.

A partir desta segunda-feira, 18 de Janeiro, cinco categorias profissionais – enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, mediadores mobiliários e guias de montanha – passarão a poder procurar e aceitar mais facilmente um emprego noutro Estado-membro da União Europeia. A carteira profissional europeia (CPE) fica hoje disponível precisamente para estas cinco profissões, devendo ser progressivamente alargada a outras no futuro.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

"Tudo se resume a encontrar algo que você gosta de fazer e, em seguida, apenas tentar ser bom nisso." Mark CubanRegras para startups

1. Não comece uma empresa a menos que seja uma obsessão ou algo que você ama!

2. Se você tem uma estratégia de saída, não é uma obsessão.

3. Contrate pessoas que você acha que vão adorar trabalhar lá.

4. As vendas vão curar tudo. Saiba como a sua empresa vai ganhar dinheiro e como você vai realmente fazer vendas.