Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Aqueça a sua produtividadeResista ao frio, sem perder a motivação.
Há quem encontre no Inverno a altura do ano ideal para se fechar entre as quatro paredes do escritório e dedicar-se com entusiasmo a todos os projectos profissionais. Ao contrário, há quem associe esta altura do ano ao conforto de casa e às festas em familia, sobrando pouca vontade e entusiasmo para a rotina profissional. Seja qual for o seu caso, a verdade é que sobretudo com a aproximação da quadra natalícia, o mês de Dezembro é propício a alguma quebra da produtividade e motivação no trabalho. Ajudamo-lo a combater o frio, e aquecer a sua motivação, com algumas dicas simples para o dia-a-dia.
  • Os dias de Inverno tornam ainda mais difícil sair da cama de manhã e um bom pequeno almoço pode ser a chave para um dia com mais energia. Um copo de leite quente, uns ovos mexidos e umas torradas, fazem uma excelente receita para um pequeno almoço nutritivo de Inverno. E se necessário, reforce a sua dose habitual de café!
  • Durma bem. Uma boa noite de sono tem um impacto directo e imediato no seu bem-estar, para além de benefícios reais na sua saúde a longo prazo. Deite-se cedo e combata a sensação de cansaço crónico com um sono reparador de oito horas. Se mantiver por algum tempo uma rotina de adormecer e acordar à mesma hora, o sono irá aparecer naturalmente.
  • Descubra qual o momento do dia em que se costuma sentir mais produtivo e aproveite-o da melhor forma possível. Durante o seu pico de actividade estará mais concentrado, mais rápido no raciocínio e com os níveis de energia e entusiasmo no máximo. Deverá aproveitar este momento para aquelas tarefas mais complexas e projectos absorventes.
  • Nesta altura do ano é frequente a temperatura ambiente não ser a mais adequada dentro de espaços com ar condicionado. Certifique-se que o seu local de trabalho está devidamente aquecido, sem excessos, de forma a que toda a gente se sinta confortável durante todo o dia, sem necessidade de grandes alterações de vestuário.
  • Garanta que o seu local de trabalho tem o conforto desejado. Nas actividades sedentárias, uma boa cadeira é fundamental: um assento firme, uma altura que permita que os pés fiquem totalmente apoiados no solo e um apoio lombar ajustável, são algumas características que identificam uma boa cadeira.
  • Adeque o seu ritmo ao horário de Inverno. Estipule um horário de saída e evite ficar na empresa para lá dessa hora, mesmo que tal signifique que algum assunto menor tenha de ficar para o dia seguinte ou que tenha de começar a entrar um pouco mais cedo. Com alguma organização verá que rapidamente estará adaptado a esta nova rotina, com benefícios visíveis a nível profissional e pessoal!
  • Espalhe boa disposição. Emprego, não é só trabalho! Saiba gozar o seu dia com alguns momentos de bom-humor entre colegas. Rir é o melhor segredo para uma vida mais activa e com boas energias e a alegria no trabalho é fundamental à produtividade!
  • Faça exercício. A actividade física é essencial para desenvolver o corpo e a mente e um óptimo elixir de boa disposição! Encontre o tipo de exercício mais adequado para o seu perfil e ponha de lado a vida sedentária!
  • Aproveite os fins-de-semana ao máximo e, se necessário tire uns dias de férias! Nada como reservar uns diazinhos extra para gozar fora da normal época de férias de verão.
  • Aproveite para conjugar com um feriado e fazer umas mini-férias, ideais para quebrar a rotina e renovar energias.
  • Relaxe! O stress é um dos maiores inimigos da produtividade. Aprenda a controlar o ritmo da sua vida e manter uma postura mais tranquila no dia-a-dia. Sempre que possível, aproveite os raios de sol de Inverno, uma das principais fontes de energia e bem-estar, essencial para o equilíbrio do organismo. Como diz o ditado, “mente sã, corpo são”, por isso mantenha uma atitude optimista e não se deixe abater pelo tempo cinzento desta estação !

Fonte:"http://superemprego.sapo.pt/"