Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A carteira profissional europeia passa a estar disponível para cinco profissões. Saiba quais são e como pode requerer online a certificação das suas Expensive Hospital Stayqualificações.

A partir desta segunda-feira, 18 de Janeiro, cinco categorias profissionais – enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, mediadores mobiliários e guias de montanha – passarão a poder procurar e aceitar mais facilmente um emprego noutro Estado-membro da União Europeia. A carteira profissional europeia (CPE) fica hoje disponível precisamente para estas cinco profissões, devendo ser progressivamente alargada a outras no futuro.

Toda a informação disponível em http://europa.eu/youreurope/citizens/work/professional-qualifications/european-professional-card/index_pt.htm

A CPE não é um cartão de plástico, mas um certificado de reconhecimento de qualificações que passa a poder ser integralmente emitido por via electrónica. Este procedimento digital é feito com base recém-criado "Sistema de Informação do Mercado Interno" que permite aos profissionais comunicar num canal multilingue com as autoridades reguladoras competentes dentro de uma rede segura.

O CPE não substitui os procedimentos "tradicionais" de reconhecimento de qualificações, mas nesta primeira fase oferece uma opção vantajosa para estes profissionais que desejem trabalhar temporária ou permanentemente noutro país da União Europeia.

Quer ver como a Sofia, enfermeira portuguesa, foi trabalhar para a Áustria? Então clique aqui.

Fonte: Jornal de Negócios