Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A pergunta do ponto fraco ainda sobrevive em muitas entrevistas de emprego. Não há pior e não favorece ninguém, nemirate_customer quem está a contratar, nem que está a candidatar-se. Só há uma maneira de lidar com ela: tornando-a no ponto mais forte da entrevista. Ah… e esqueça lá isso da sinceridade.

O seguinte pesadelo de entrevista aconteceu quando eu pertencia ao Conselho de Administração de uma pequena organização sem fins lucrativos: Estávamos a entrevistar os finalistas para o cargo de director executivo, e um director perguntou ao último candidato: "Larry, o que considera se o seu maior ponto fraco?" O Larry pensou por um minuto, corou, e depois respondeu: "Bem algumas pessoas com quem trabalhei diriam que eu tenho uma tendência para falar sem parar sem dizer nada, mas eu não concordo. Reconheço que gosto de falar, mas acho que o que digo tem muito significado. Isto é, enquanto estou a falar sem parar, estou na realidade a dizer alguma coisa..." Ele compreendeu que estava a embaraçar-se a si próprio, mas continuou a desfiar o rosário. Nós ficámos horrorizados. Com a sua resposta a esta terrível (mas frequente) pergunta de entrevista, ele provou o seu maior ponto fraco.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

As organizações desperdiçam a maior parte dos seus recursos de contratação a procurar e a seleccionarMeeting_in_Progress candidatos externos. Mas quando precisar de preencher uma vaga, a coisa mais rentável e prática que pode fazer é contratar alguém interno. Na verdade, a maioria das contratações nas empresas é feita internamente. Mesmo assim, a entrevista interna é vista muitas vezes como algo a verificar numa lista de tarefas de contratação, em vez de uma fonte de informação real. Se já conhece a pessoa, o que mais há para saber, correcto? Errado! Quando bem conduzidas, as entrevistas internas podem proporcionar uma percepção nova e valiosa sobre um candidato conhecido.

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
A técnica da entrevistaÀ medida que se progride nas várias etapas da procura de emprego, o conhecimento de algumas técnicas que o ajudem a expor devidamente os seus talentos, experiência e referências, poderá ser uma ajuda valiosa.
A entrevista é a fase mais decisiva no processo de candidatura a uma oferta de emprego; é também a mais subjectiva.

Esta secção destina-se a ajudá-lo a evitar as consequências de uma deficiente planificação desta fase.