Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

au travail-11Estudar ou trabalhar no estrangeiro durante algum tempo poderá trazer muitas vantagens e facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Existe hoje um conjunto considerável de programas que permitem realizar um estágio no estrangeiro.

A realização de um período de estágio no estrangeiro poderá permitir aceder a uma experiência extremamente enriquecedora no campo profissional e pessoal, onde as competências técnicas e interpessoais são desenvolvidas e reforçadas num processo acompanhado pela descoberta de uma sociedade com referências sociais, culturais e empresariais diferentes.
Para além do acesso a novas tecnologias e a processos de organização e de gestão inovadores, os estagiários ficam dotados com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de actividade, como são as competências linguísticas, espírito empresarial, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade.

Por outro lado, os estagiários que empreendem uma experiência de trabalho numa empresa estrangeira têm a preferência das empresas do seu próprio país aquando do recrutamento de novos recursos humanos.


1. Leonardo da Vinci · Medida Mobilidade - Dirigido a alunos finalistas e recém-licenciados é uma medida de mobilidade no espaço europeu, que promove estágios com duração de 3 a 12 meses.

2. INOV Contacto · Estágios Internacionais - Promovido pelo ICEP, proporciona estágios remunerados em empresas estrangeiras, para licenciados e bacharéis em áreas chave para a competitividade empresarial.

3. Erasmus - Mobilidade de Estudantes para Estágios - Programa de estágios coordenado por cada instituição do ensino superior que lhe dá a possibilidade de integrar uma experiência de formação em contexto real de trabalho fora de Portugal.

4. INOV Vasco da Gama - Programa de formação em contexto real de trabalho para gestores, quadros médios de empresas com idade até 35 anos.

5. Inov-Art - Estágios profissionais para licenciados em áreas artísticas.

6. Adi · Agência de Inovação - A Adi, através de protocolos estabelecidos com o CERN, a ESA e o ESO, promove estágios no domínio tecnológico para jovens engenheiros.

7. Programa Vulcanus no Japão - Proporciona estágios no Japão para estudantes universitários das áreas das Tecnologias, Engenharias e da Gestão.

8. AIESEC · Programa OUT - Promove estágios internacionais para finalistas ou recém-licenciados das áreas da Economia / Gestão, das Tecnologias e do Desenvolvimento Social.

9. Estágios IAESTE - Dirigido a estudantes do ensino superior das areas da Engenharia, das Ciências Exactas, Arquitectura e Agronomia, pretende facultar uma experiência de trabalho numa empresa ou instituição estrangeira, no sentido de promover competências técnicas.

10. Programa ANIMA - Para jovens com idade compreendida entre 18 e 35 anos de idade, que estejam à procura de emprego na área da animação sócio-cultural.

11. CCUSA · Work Experience USA & UK - O Work Experience USA & UK é um programa de intercâmbio destinado a universitários interessados em trabalhar numa companhia americana ou do Reino Unido à escolha, embora sem remuneração.

12. Estágios na União Europeia - As diversas instituições da União Europeia promovem estágios para licenciados ou finalistas naturais dos países da União Europeia.

13. CERN - European Organization for Nuclear Research - Nesta instituição poderá encontrar oportunidades de educação, estágios e emprego.

14. ESA - Agência Espacial Europeia - A Agência Espacial Europeia tem à sua disposição Bolsas de Estágio específicas para recém-graduados portugueses. Os estágios terão a duração de 1 ano, podendo vir a ser prolongados por mais 1 ano.

15. ESO - Observatório do Sul Europeu - Esta instituição oferece-lhe oportunidades de estágio em várias áreas de 3 a 6 meses.

16. Programa Alfa - O Programa ALFA é um programa de cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES) da União Europeia e da América Latina.

17. Programa Tempus - O objectivo global do programa é contribuir para facilitar a cooperação em matéria de ensino superior entre os Estados-Membros da União Europeia e os países parceiros das regiões vizinhas.

18. Programa Atlantis - O Programa Atlantis - UE-EUA (Actions for Transatlantic Links and Academic Networks for Training and Integrated Studies) é um novo programa resultante de acordos de cooperação entre a União Europeia e os Estados Unidos no domínio do ensino superior e formação profissional.

19. Erasmus Mundus - Programa de cooperação e mobilidade no âmbito do Ensino Superior que apoia projectos de cooperação e mobilidade entre a Europa e países terceiros.

20.Outras Ofertas - Outras oportunidades de estágio a nível internacional promovidas por várias entidades em diversas áreas.


Nota: a informação aqui disponibilizada não dispensa o contacto com as instituições que promovem cada um dos programas.

Fonte: CDP