Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Alguns problemas de saúde estão directamente relacionados com o trabalho deBroken_Arm escritório. Sem se aperceber, você pode estar a submeter os músculos e tendões a uma tensão que acaba por resultar em dores de coluna, pescoço, estados de ansiedade e fadiga intelectual. Adquira pequenos hábitos que fazem a diferença.

Saudável na secretária

Para alguns, o escritório é como uma segunda casa. Por isso, deve sentir-se confortável. O mobiliário de escritório e o ambiente laboral são elementos importantes para o seu bem-estar.

A secretária deve ser espaçosa, tanto em comprimento como em profundidade. O tampo deve ser amplo, para permitir que o teclado do computador fique numa posição mais avançada, de modo a que os cotovelos repousem em cima da mesa.

A altura da secretária deve ser adequada a cada pessoa. As secretárias têm normalmente uma altura fixa que não respeita as características físicas de cada um - e a população portuguesa é das mais baixas da Europa. A secretária deve, portanto, ser regulável em altura.

Quando as secretárias são muito altas, temos a necessidade de descansar os pés na base da cadeira. O que deve fazer é colocar um suporte para os pés, de modo a que os joelhos fiquem à altura da articulação das ancas.

A cadeira onde se senta todos os dias tem uma influência determinante na sua postura corporal. Deve ser ajustável em altura e na inclinação das costas - para que coincida com a inclinação natural do corpo. As costas da cadeira devem ser ergonómicas e apoiar devidamente os rins.

Tenha atenção à sua postura. Por melhor que a sua cadeira seja, de nada lhe servirá se insistir em se sentar nela incorrectamente.

Numa sala com computadores, a luz deve ser relativamente fraca, à volta de 300/400 lúmens. Numa sala sem computadores recomenda-se os 500/600 lúmens. Se necessitar de iluminação suplementar, adquira um candeeiro de mesa e faça incidir a luz no teclado e no papel, nunca no monitor.

Posicione a sua secretária de modo a ficar de lado em relação às janelas. Ao ficar de frente para uma janela pode estar a sujeitar-se a um encandeamento que pode provocar fadiga ocular. Com uma janela atrás de si, arrisca-se a ter reflexos no monitor.

A temperatura do escritório deve ser agradável - entre os 19 e os 24 graus dependendo da temperatura ambiente.

Alguns membros, como as pernas, estão sujeitos a uma imobilidade que força os músculos a contrair - o que dificulta o fluxo sanguíneo. Faça uma pausa e levante-se para fazer alongamentos. Estique-se, espreguice-se! Rode o pescoço, os ombros, descontraia os músculos dos braços e das pernas. Aproveite também para espairecer a cabeça.

Fonte: Expresso