Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A partir do próximo ano (2012), declaração será apenas obtida nos serviçosClown_at_Desk on-line CGA Directa

As declarações das pensões, retenções e deduções enviadas aos beneficiários pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) para efeitos de dedução no IRS devem continuar a ser remetidas em papel a partir de 2012, defendeu esta sexta-feira a CGTP.

«Tomámos conhecimento, através de diversas Comissões de Aposentados e de Reformados dos Sindicatos da Administração Pública, de que este seria o último ano em que a CGA enviaria, em suporte de papel, a declaração para efeitos de IRS dos valores das pensões, retenções e deduções processadas por esta entidade», refere a Inter-Reformados, ligada à CGTP, num comunicado citado pela Lusa.

De acordo com a organização sindical, a partir do próximo ano, a declaração será apenas obtida nos serviços on-line CGA Directa.

Assim sendo, «será necessário o registo electrónico individual dos beneficiários, atempadamente, na CGA Directa», situação que a Inter-Reformados classifica como uma «imposição abusiva».

«A grande maioria dos aposentados e reformados não possui, ou não tem acesso fácil, aos meios informáticos, pelo que consideramos um dever da CGA manter o suporte em papel para o envio das referidas declarações a todos os que não se registem na CGA Directa», salienta organização ligada à CGTP.

Fonte: Agência Financeira