Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

au travail-25Se vive em união de facto pode optar por fazer o IRS em conjunto ou em separado.

União de facto para IRS
Para o Fisco a união de facto verifica-se quando o casal partilha há dois anos (ou mais) o mesmo domicilio fiscal. A data é contada até dia 31 de dezembro do ano a que dizem respeito os rendimentos. Os casais que apresentem outras provas de vida comum e que não tenham alterado a tempo a morada fiscal não podem beneficiar deste regime.

Entrega do IRS
A lei permite que os casais em união de facto possam entregar a declaração de rendimentos conjunta ou separadamente, ao contrário das pessoas casadas que são obrigadas a entregar em conjunto.

O casal em união de facto é que decide o que lhe traz mais vantagens, tendo em conta os rendimentos recebidos e os escalões do IRS.

IRS conjunto
Se os membros do casal entregarem o IRS em conjunto, devem preencher o quadro 6 do Modelo 3 como unidos de facto (opção 4).

Esta opção costuma compensar para os casais que apresentam rendimentos díspares. Geralmente, quando o imposto a aplicar a um dos membros na sua declaração é dois escalões mais baixa do que a que seria eventualmente aplicada na declaração conjunta, a entrega em conjunto é mais proveitosa.

Nesta opção o rendimento de ambos é somado e seguidamente dividido por dois. O resultado dita a taxa de imposto a aplicar aos rendimentos do casal.

IRS separado
Se os membros do casal optarem por entregar as declarações em separado, devem indicar no quadro 6 que são solteiros (opção 2). Neste caso os dependentes só podem figurar numa das duas declarações.

O número de filhos é também um fator a ter em conta. Para um casal com rendimentos semelhantes, torna-se indiferente a declaração onde se inclui o filho (se forem muito diferente compensa englobá-lo no IRS do membro com maiores rendimentos).

Imaginando que este casal tinha dois filhos, já se poderia entregar o IRS em separado, distribuindo os filhos por cada declaração para aproveitar melhor as deduções de IRS.

Calcular IRS
Para descobrir se é mais conveniente entregar o IRS em conjunto ou em separado, pode utilizar um simulador de IRS.

 

Fonte: Economias