Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Depois do Lidl, agora a Ikea vem anunciar que vai pagar um salário mínimo acima do estabelecido por lei.Go For It

Em comunicado a empresa de decoração e mobiliário sueca anuncia que vai aumentar o salário mínimo de entrada dos seus colaboradores base a tempo inteiro para 600 euros brutos mensais, numa altura em que o governo português revê o salário mínimo nacional para 530 euros.

Adicionalmente, a Ikea Portugal decidiu aumentar o salário dos seus colaboradores base numa média de 2,38%, o que contrasta com a previsão de 0,5% para a subida da inflação em 2015.

O Lidl Portugal anunciou em 14 de dezembro que decidiu aumentar para 600 euros o valor do ordenado de entrada, auferido no primeiro ano de trabalho, um aumento de 5,26% que irá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2016.

“Para nós, na Ikea, o desenvolvimento do negócio só faz sentido a par do desenvolvimento das nossas pessoas. Os resultados que temos vindo a conquistar não são apenas consequência do conceito Ikea e da fantástica aceitação dos portugueses ao modelo de negócio da nossa empresa. São, acima de tudo, fruto do excelente trabalho dos nossos 1.500 colaboradores. Esta é, mais uma, das formas de reconhecermos e retribuirmos o seu compromisso, especialmente dos que estão nos escalões de entrada”, diz Christiane Thomas, Retail Manager da IKEA Portugal. A mesma responsável frisa que “esta decisão vem no seguimento da estratégia de posicionar a Ikea como um dos melhores empregadores globais.”

Neste sentido, a Ikea Portugal desenvolveu uma estratégia de recursos humanos que promove o desenvolvimento dos colaboradores em paralelo com o crescimento do negócio.

Exemplo disso é o financiamento global anual do programa de fidelização TACK!, contribuindo, desta forma, para os planos de pensão dos seus colaboradores. Ou seja: Todos os profissionais elegíveis em Portugal recebem o mesmo montante, proporcional em relação às horas trabalhadas, independentemente do seu departamento, da posição ou do nível salarial.

O TACK!, em conjunto com o One IKEA Bonus – programa de bónus baseado no cumprimento de objetivos – formam, juntamente com o salário, um forte pacote de benefícios.

Os colaboradores da Ikea em Portugal beneficiam, ainda, de um conjunto alargado de benefícios sociais: seguro de saúde e de vida para colaboradores permanentes; cantina com preços reduzidos; serviço médico nas lojas; ajuda de nascimento e possibilidade de estender a licença de maternidade/paternidade em 2 meses (Programa “Passa Mais Tempo com o teu Bebé”) e desconto para colaboradores na gama de artigos Ikea.

Fonte: Dinheiro Vivo