Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Documentos do Panamá. Explicados de forma simples e com porquinhos-mealheiroPorquinho mealheiro

Podem ser muitos Terabytes, mas no fundo, a história que está por trás dos documentos vindos do Panamá não é assim tão complicada.

A explicação vem através do site Reddit, onde o utilizador DanGliesack resolveu ajudar os outros internautas sobre o que se está a passar e sobre o que se passou.

O texto é o que se segue:

"Quando tens 20 cêntimos pões esse dinheiro no mealheiro. O porquinho está numa prateleira num armário do teu quarto. A tua mãe sabe disso e verifica-o de vez em quando. Assim ela sabe quando estás a poupar ou a gastar dinheiro.

Depois, um dia, tu decides: "eu não quero que a minha mãe olhe para o meu dinheiro." Resolves ir até à casa do Joãozinho com um mealheiro extra que vais deixar no quarto dele. Escreves o teu nome neste segundo mealheiro e arrumas este novo porquinho no armário. A mãe do Joãozinho está sempre muito ocupada, de modo que ela nunca terá tempo para olhar para dentro do teu mealheiro. Assim podes guarda-lo lá e os teus pais nunca saberão.

O tempo passa e agora todos os miúdos do bairro acham que esta foi uma boa ideia. Toda a gente deixa na casa do Joãozinho mealheiros extra. O armário no quarto do Joãozinho está agora cheio com os porquinhos-mealheiros de toda a gente do bairro.

Um dia, a mãe de Joãozinho chega a casa e vê os cofres todos. Fica muito zangada e e chama os pais dos meninos todos para que eles saibam o que os filhos andaram a fazer.

No entanto, nem toda a gente usou um segundo mealheiro pelas razões erradas. Por exemplo, o irmão do menino Henrique está sempre a rouba-lo e ele só queria encontrar um esconderijo melhor. A Ana queria poupar o suficiente para comprar uma prenda à mamã sem que ela suspeitasse. O Samuel só o fez porque achou que podia ser divertido.

Mas há outros meninos mais travessos: o Ricardo tem andado a roubar o dinheiro do lanche de outros rapazes e não queria que os pais descobrissem o esquema. O José andava a tirar dinheiro da carteira da mãe. Os pais do Tó Gordo puseram-no de dieta e ele não queria que eles saibam que ele anda a comprar rebuçados.

Agora, na vida real, muitas pessoas importantes foram apanhadas a esconder os seus mealheiros na casa de Joãozinho que vive no Panamá. Foi hoje que as mães dessas pessoas descobriram o que eles andam a fazer. Brevemente iremos saber quais foram as pessoas importantes que estavam a guardar o dinheiro no quarto do Joãozinho do Panamá pelas más razões e quais estavam a esconder o dinheiro sem segundas intenções.

Independentemente disso quase todos estão metidos numa alhada. É feio guardar segredos".

Fonte: TSF