Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Centros de emprego com mais 8168 inscritos no final do mês de AgostoO desemprego desceu 0,5 por cento em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado, mas subiu 2,1 por cento em relação ao mês de Julho, divulgou ontem o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

De acordo com a informação mensal do mercado de emprego do IEFP, no final do mês de Agosto estavam inscritos nos Centros de Emprego 389.944 desempregados, o que corresponde a menos 2094 incrições em termos homólogos e a mais 8168 relativamente ao mês de Julho.

A descida do desemprego em termos homólogos verificou-se nas mulheres (menos 1 por cento), dado que nos homens a variação foi positiva (mais 1 por cento).

A procura de um novo emprego - situação que abrangia a maioria dos desempregados (91,3 por cento) - registou uma redução de 0,3 por cento, face a Agosto do ano passado, enquanto a procura de primeiro emprego teve uma redução de 3 por cento.
Do total de incritos, 60,8 por cento estavam registados nos centros de emprego há menos de um ano (desemprego de curta duração) e 39,2 por cento há um ano ou mais (longa duração).

Em termos homólogos o desemprego de longa duração diminuiu 6,3 por cento, enquanto o desemprego de curta duração aumentou 3,6 por cento. O decréscimo anual do desemprego registou-se em cinco das sete regiões do país.
Fonte: in Jornal Público