Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

EleiçõesTendo em vista informar os cidadãos sobre as alterações introduzidas com o recenseamento automático e, em particular, ajudar a informar os eleitores sobre qual será o seu local de voto, a DGAI/MAI lançou uma campanha de informação que estará presente nos autocarros da carris, nas estações e composições do metro, em comboios da CP e nas estações a cargo da Refer

Foram também realizados dois spots (um dirigido a portadores de cartão de cidadão, um outro direccionado para os jovens eleitores, agora recenseados automaticamente e que poderão votar quando perfizerem 18 anos).

Até ao momento os spots foram transmitidos na RTP 1 e na RTP 2 em horários da manhã e da noite. A programação será estendida na rede da ZON TV, em alguns dos canais daquela Rede (SICN, Mulher, MOV, SIC Radical). Os anúncios serão ainda inseridos no portal do SAPO.

O foco desta campanha são os eleitores jovens, agora já recenseados automaticamente e que portanto já podem votar e todos aqueles que, ao ter obtido o cartão do cidadão, ficaram automaticamente recenseados na freguesia da morada que indicaram no cartão. Queremos que estes eleitores saibam onde votam e portanto disponibilizamos várias formas para fazer essa consulta:

- http://www.recenseamento.mai.gov.pt
- Envie SMS grátis para 3838 escrevendo RE espaço Nº BI espaço AAAAMMDD
- Telefone para 808 206 206 (em funcionamento a partir de 1 de Junho)
- Na sua junta de freguesia.

Exemplo desta vontade de informar os eleitores é também a campanha “Votar é Fácil” lançada em parceria entre a DGAI e o IPJ e que visa apelar ao voto dos jovens, tendo sido criado o micro site “Votar é Fácil”, alojado no Portal da Juventude e disponibilizada, através da Linha da Juventude (707203030) informações/esclarecimentos aos Jovens sobre o novo sistema de Recenseamento Eleitoral.

Com efeito, as alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.

Assim:

- Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.
- Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.
- Os jovens de 17 anos foram igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.

Fonte: http://www.dgai.mai.gov.pt

Confirmar o Recenseamento Eleitoral

O sistema de recenseamento eleitoral foi alterado.
Consultem o vosso nº de Eleitor e vejam se estão correctamente recenseados.
Se tiverem amigos / familiares que completem os 18 anos, eles são recenseados automaticamente na Freguesia de Residência, (mas não lhes é comunicado o nº de Eleitor).  http://www.recenseamento.mai.gov.pt/

A linha de informação eleitoral vai funcionar domingo ao longo de todo o dia com peritos eleitorais para apoiar as comissões recenseadoras e prestar informações sobre o processo eleitoral, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Segundo o MAI, a linha de informação eleitoral (808 206 206) vai funcionar "ininterruptamente" domingo entre as 08:00 (hora de abertura das assembleias de voto) e as 20:00.

No domingo, a Direcção-Geral da Administração Interna "manterá o centro especializado de atendimento, com peritos eleitorais, especialmente vocacionado para apoio às comissões recenseadoras e outras entidades, a funcionar nos mesmos moldes de outros actos eleitorais", adianta o MAI, em comunicado.