Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A tecnologia “contactless” já está disponível, em Portugal. O período experimental inicia-se este mês, prevendo-se uma expansãoCredit Card 1 gradual da tecnologia a partir de Setembro.

A Unicre apresentou, esta sexta-feira, um novo sistema de pagamento por cartão, que reduzirá o tempo médio de pagamento com cartão.

Os pagamentos com cartão poderão tornar-se cinco vezes mais rápidos devido à expansão de cartões e terminais de pagamento automático (TPA) com tecnologia “contactless”. As transacções com cartão de crédito ou débito, até ao limite máximo de 20 euros, operar-se-ão com recurso à tecnologia NFC (Near Field Communication), normalmente utilizada em pagamentos com passes nos transportes públicos.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Banco de Portugal aumenta limites das taxas a cobrar no crédito ao consumo. Cartões são os mais castigadosCredit Card 1

O Banco de Portugal vai permitir às instituições de crédito que cobrem taxas de juro até 37,3% pelos cartões de crédito já no quarto trimestre deste ano.

O regulador divulgou esta quinta-feira as taxas máximas que podem ser cobradas nos vários segmentos de crédito ao consumo para os últimos três meses de 2012. Os cartões têm as taxas mais altas. Em apenas cinco anos (o Banco de Portugal só começou a fixar limites em 2008) a taxa passou de 32,8 para 37,3%.

O aumento das taxas reflete não só o aumento dos custos de financiamento dos bancos e outras instituições de crédito, mas também o risco. E a verdade é que o malparado no crédito ao consumo em Portugal atinge 11% do concedido.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Vai ser possível carregar títulos de transporte, fazer pagamentos ao Estado, carregar telemóveis eCredit_Card_1 associar a Via Verde ao cartão

A UNICRE vai lançar novos serviços e funcionalidades nos cartões de crédito.

A empresa decidiu dinamizar duas áreas de negócio menos conhecidas, nomeadamente o crédito ao consumo numa óptica consciente e a prestação de serviços a entidades financeiras, segmentos em que já tinha uma pequena presença, mas que passaram a ser apostas estratégicas para o futuro.

Assim, o renovado portefólio de cartões de crédito UNIBANCO para particulares e empresas passa a permitir operações que, até aqui, estavam vedadas aos cartões de crédito, e que eram exclusivas dos cartões de débito. Por exemplo, passa a ser possível realizar o pagamento em caixas ATM (Multibanco) de quaisquer serviços, incluindo ao Estado, fazer o carregamento de títulos de transporte e de telemóveis e associar o dispositivo Via Verde ao cartão, com a vantagem, relativamente aos cartões usualmente utilizados, de conceder em média 35 dias de crédito gratuito nestas operações, explica a empresa em comunicado.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Algumas regras de “ouro” que ajudam a proteger das fraudes os utilizadoresCredit_Card_1 de cartão de crédito ou débito.

Existem, em média, cerca de dois cartões, de crédito ou débito, nas mãos de cada português. Trata-se de um universo de cartões muito apetecível para os burlões. Contudo, a comodidade desta forma de pagamento não necessita de estar em causa se forem tomadas algumas cautelas. O Diário Económico deixa-lhe aqui sete dicas a ter em conta quando utilizar o seu cartão, para o ajudar a evitar ser vítima de fraude.

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Ao utilizar o Cartão de Crédito Unibanco Atitude, poupe cada vez que compra:

  • Pague em 3 vezes sem juros, compras de valor igual ou superior a 300€
  • Tenha 15% de desconto nas lojas aderentes Unibanco Shopping
  • Tenha até 30% de desconto directo em hotelaria, restauração e lazer
  • Ganhe com o mealheiro bónus 5%
  • Receba Alertas grátis por email ou SMS
  • Poupe o ambiente e receba extractos digitais