Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Condições para concorrer a uma renda acessívelRendas acessíveis dão benefícios fiscais a senhorios

Os agregados familiares só podem candidatar-se a uma casa cujo valor de renda não represente um esforço excessivo relativamente ao seu orçamento, mas esse limite ainda está a ser ponderado. O mais provável é que a renda não possa representar mais do que 25 a 30% do rendimento mensal da família. Atualmente, os gastos com a habitação consomem, em média, cerca de 35% do orçamento das famílias portuguesas, um valor muito elevado que o Governo espera fazer baixar em dez pontos percentuais com este pacote de medidas. De fora do programa de arrendamento acessível ficarão as famílias com rendimentos elevados, mas também aqui o limite máximo ainda não está definido. Independentemente do rendimento, também serão impedidos de concorrer ao programa — neste caso por um período de cinco anos — todos os inquilinos que tenham sido condenados em tribunal por incumprimento no pagamento da renda.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O valor de 1,1% corresponde à variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, Coeficiente para actualização de rendas em 2018 é de 1,1%sem habitação

Tendo em conta os dados da inflação publicados na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as rendas deverão ser atualizadas em 1,1% em 2018, avança o “Jornal de Negócios”. Trata-se do maior aumento desde 2013 e representa mais do dobro do que no ano anterior.

Segundo o matutino, esta atualização deverá fazer sentir-se nos bolsos de 600 mil famílias e de centenas de milhares de comerciantes.

O valor de 1,1% corresponde à variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, sem habitação. Ao nível oficial, o valor que conta para determinar o aumento exato a aplicar-se em 2018 será divulgado em setembro pelo INE, mas a experiência de anos anteriores mostra que as variações nunca superam uma décima.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O Fisco descobriu milhares de famílias em falta no pagamento do IMI. As notificações já começaram Fisco descobriu diversos contribuintes com IMI em falta de vários anos anterioresa seguir por correio para as famílias que pensavam estar isentas.

Os atrasos são relativos a 2012, 2013 e 2014. Há 60 mil pessoas já notificadas para pagar o imposto relativo a 2012.

O ministério das Finanças, já contactado pela TSF, explica que se os contribuintes receberam várias notificações ao mesmo tempo do IMI em atraso, os pagamentos vão ser feitos de seis em seis meses.

O Diário de Notícias e o JN explicam que o Fisco encontrou muitos casos de contribuintes que pensavam estar isentos de IMI, mas afinal não se enquadravam nessas regras de isenção.

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Ao fim de dois anos de quase estagnação, as rendas vão aumentadas, em 0,54%. Este valor é definido pela inflação registada em Agosto e Coeficiente de atualização de rendas para 2017 é 0,54%publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As rendas vão ser actualizadas em 0,54% em 2017. O Instituto Nacional de Estatística já publicou os números relativos à variação de preços em Agosto, que é o mês de referência para a actualização automática dos contratos de arrendamento em Portugal.

Por exemplo, se paga actualmente uma renda de 700 euros, com esta actualização de 0,54%, passará a pagar 738 euros (700 + 3,78 de aumento).

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O Programa Porta 65 Jovem tem como objectivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando:Governo apoia o arrendamento jovem com a iniciativa Porta 65

  • Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem;
  • A reabilitação de áreas urbanas degradadas;
  • A dinamização do mercado de arrendamento.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Programa Porta65 que decorre entre as 10h do dia 20 de setembro e as 18h do dia 7 de outubro (hora do continente)