Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Nova fase do Porta 65 arranca 23 de Abril de 2008A segunda fase de candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 arranca amanhã, depois de um primeiro período atribulado e que acabou com o Governo a alterar algumas regras.
Para esta segunda fase, que durará um mês, o Governo tem 15 milhões de euros de investimento previstos, 7,5 vezes mais do que o atribuído na primeira fase, com dois milhões de euros distribuídos pelas 1544 candidaturas aprovadas. Durante a primeira fase, que decorreu entre 3 de Dezembro e 3 de Janeiro, várias movimentos cívicos e todos os partidos da oposição criticaram o Porta 65, que substituiu o anterior Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ).
A maior parte das críticas acabaram por dar resultados práticos, com o Governo a alterar os limites máximos das rendas admitidas e a taxa de esforço (peso da renda no rendimento mensal) e a permitir que à segunda fase do Porta 65 pudessem candidatar-se os anteriores beneficiários do IAJ, à excepção dos que têm dívidas ao Instituto de Habitação. Segundo informações avançadas anteriormente à Lusa pelo presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), estão em tribunal cerca de 11.000 processos deste género. As alterações aos tectos máximos de rendas fizeram sobretudo sentir-se nos apartamentos T0 e T1, na Grande Lisboa e Grande Porto, que nalguns casos subiram mais de 80 por cento.

Fonte:in Jornal Público