Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Dinheiro, máquinas de café, telemóveis ou GPS. Os bancos estão a seduzir os clientes com ofertas, num contexto de crescente concorrência. Mas é preciso fazer bem as contas. É que o brinde pode acabar por sair mais caro no final.p_persos-16

E se fosse fazer um crédito ao banco e saísse de lá com mais 200 euros por mês na conta à ordem, todos os meses, durante um ano? É o que propõe o BBVA a quem for fazer um empréstimo à habitação. O banco espanhol não está sozinho. Várias instituições oferecem dinheiro e produtos em troca de créditos e depósitos. Mas será boa ideia deixar-se seduzir pelo brinde? Antes de perceber se vale a pena é preciso garantir que tem direito às promoções. A do BBVA, por exemplo, só se aplica a empréstimos a partir de 120 mil euros. Os "spreads" começam nos 0,4%, um nível muito abaixo do mínimo praticado na maioria dos bancos. A dificuldade poderá ser a de ter acesso à margem mais reduzida. É preciso contratar os seguros na BBVA Seguros, domiciliar o ordenado e pagamentos domésticos, ter cartão de crédito e subscrever um plano de pensões. O empréstimo não pode ser superior a metade da avaliação da casa, o que obriga a dispor de um bom pé de meia.

Para uma Taxa Anual Efectiva de 2,287%, a mencionada na campanha e que tem por base a Euribor a três meses em Julho, a prestação fica em 382 euros. O que significa que o BBVA recupera os 2.400 euros que entrega ao cliente ao fim de sete meses.

Na prática, tudo depende do "spread" e dos encargos globais do empréstimo. Se, em vez dos 0,4%, lhe for atribuído um "spread" de 1,5%, então a prestação passa para 457 euros por mês.
Ao fim dos 40 anos, vai pagar 99.250 euros em juros e encargos. Agora, imagine que outro banco lhe propõe um "spread" de 1,4%, menos 0,10 pontos percentuais. A prestação baixa um pouco e o custo total do crédito cai para 95.840. São menos 3.400 euros.

Isto significa que o que vai poupar no empréstimo é mais do que os 2.400 euros que lhe são entregues pelo BBVA. A promoção pode interessar se for muito pertinente conseguir um alívio na prestação durante o primeiro ano.

Este exemplo mostra como é importante fazer bem as contas a todos os encargos antes de se deixar levar pelo "canto da sereia". Esta regra não se aplica apenas aos empréstimos, mas a todos os produtos financeiros.

O Popular, por exemplo, dá uma máquina de café Delta Qosmo a quem abrir uma conta-ordenado. O valor do aparelho é de 149,9 euros. A conta tem uma comissão mensal de seis euros. O que significa que o banco "amortiza" a máquina em dois anos. Isto sem contar com os juros que o cliente terá de suportar sempre que o descoberto ultrapassar os 250 euros. Nestes casos aplica-se uma Taxa Anual Nominal de 15%.

O banco espanhol não é o único que cobra comissões nas contas ordenado, pelo que a promoção até pode ser vantajosa. Basta ter uma noção clara dos encargos associados.


Cuidados a ter:

Leia todas as condições e custos do contrato
Não há almoços grátis. Os bancos recuperam os custos com o brinde, cobrando encargos ao cliente. Consulte sempre as condições associadas e os preçários completos para ter noção de tudo o que vai ter de pagar. A oferta de produtos é uma prática habitual dos bancos. A DECO diz não ter queixas associadas a este tipo de iniciativa.

Faça as contas
As promoções, à partida, beneficiam o cliente, permitindo--lhe ter acesso ao mesmo produto, mais barato que em concorrentes. Mas convém fazer sempre as contas aos custos associados. Conseguir um "spread" um pouco mais baixo num crédito pode ser o suficiente para compensar a oferta dada por outro, mas que cobra uma margem mais elevada. O mais importante é comparar a Taxa Anual Efectiva de cada
proposta.

Tenha atenção a períodos de vinculação
Muitas vezes, estas promoções têm períodos obrigatórios de vinculação. Por exemplo, o Popular exige, na oferta da máquina de café, que a conta seja mantida por 24 meses. Nestes casos, se o cliente não cumprir o prazo previsto pode ser obrigado a pagar o produto em causa ou a devolver o dinheiro recebido.



BBVA dá euros pelo crédito

2.400 euros O banco entrega 200 euros por mês, durante um ano

O BBVA dá 200 euros todos os meses ao longo do primeiro ano do contrato. Para os receber, é necessário, no entanto, que o empréstimo seja de 120 mil euros ou superior. Num contexto de "spreads" elevados, o banco oferece margens a partir de 0,4%. Seguindo o asterisco ao lado do número, fica a saber-se que o crédito não pode ser superior a metade da avaliação da habitação e é necessário subscrever vários produtos.


BEST paga a novos clientes

300 euros É preciso abrir conta e aderir à plataforma de negociação "on-line"

A oferta destina-se a investidores com coração forte. É válida para todos os novos clientes do banco que adiram à plataforma de "trading on-line" Best Trading Pro que queiram negociar no mercado cambial (Forex Spot). Para beneficiar da oferta, válida até 29 de Outubro, basta abrir a primeira conta no Banco Best com um mínimo de 500 euros e subscrever o serviço. Pode aderir pelo telefone ou em www.bancobest.pt.


Vale para compras no BCP

200 euros A simulação no "site" dá direito a compras na loja Area

Fazer uma simulação de crédito no "site" do Millennium bcp dá direito a receber um vale de 200 euros na loja Area. Para o receber é necessário, no entanto, formalizar o pedido de empréstimo ao balcão e conseguir a aprovação deste até final de Dezembro. O banco pratica "spreads" que vão de 1,35% a 3,30% no crédito à habitação, que é indexado à Euribor a três meses. A Taxa Anual Efectiva é de 4,461%, para 150 mil euros a 30 anos.


Ordenado no Popular dá café

149,9 euros O Banco Popular oferece uma máquina de café Delta Qosmo

A domiciliação do ordenado no Banco Popular, na "Conta Ordenado Extra", vale uma máquina de café Delta Qosmo, cujo valor de mercado é de 149,9 euros. O banco procura cativar os clientes a vincularem-se a uma conta ordenado que inclui um plano de seguros e um "plafond" de descoberto até 250 euros, sem juros. A oferta da máquina de café pressupõe uma vinculação de 24 meses. A conta tem uma comissão mensal de seis euros.


Juros iguais aos do crédito

96 euros Barclays remunera depósito à taxa do empréstimo

O crédito "Dupla Vantagem" tem a particularidade de remunerar o dinheiro na conta à ordem à mesma taxa de juro do empréstimo. A Taxa Anual Efectiva é de 2,438%,considerando a simulação usada pelo banco. O que significa que um saldo de 5.000 euros seria remunerado em 96 euros, já líquidos de impostos. O"spread" mínimo do banco inglês começa em 1,15%e vai até aos 1,35%. Para ter acesso à margem mais baixa terá de cumprir uma série de condições e o valor do financiamento não pode ser superior a 60% da avaliação da casa.


Barclaycard e um GPS Garmin

90 euros O cliente faz 350 euros em compras a crédito e recebe o GPS em casa

A subscrição de um cartão de crédito Barclaycard oferece aos clientes um GPS Garmin. Para isso, será necessário efectuar compras de valor igual ou superior a 350 euros nos dois meses seguintes à data de aprovação. O valor de mercado do aparelho ronda os 90 euros. O TAEG é de 31,7%, para um financiamento de 1.500 euros, com reembolso no prazo de 12 meses e à Taxa Anual Nominal (TAN) de 25,99%.


Barclays dá Telemóveis "91"

50 euros Compra com cartão de crédito dá um telemóvel Vodafone

Com a adesão aos cartões Gold Free for Life ou Platinum e uma compra a crédito nos dois meses seguintes à aprovação, o cliente recebe um telemóvel Vodafone Touch 543, bloqueado à rede "91". O aparelho vale, segundo a loja da operadora de telecomunições, cerca de 50 euros. O cartão oferece ainda cinco euros em chamadas na rede Vodafone. A promoção termina a 30 de Setembro.


Cinco compras e BCP deposita

25 euros Os vários cartões dão várias vantagens adicionais específicas

Ao realizar cinco compras com o cartão Millennium bcp Classic, Blue da American Express ou Cartões Millennium bcp Gold Gémeos até ao próximo mês de Dezembro, o cliente recebe 25 euros na conta cartão. O valor apenas é creditado no final do mês de Janeiro. Cada um dos cartões tem vantagens adicionais específicas, desde bilhetes de cinema, ofertas do valor da anuidade e pontos para descontar em várias lojas no país.

Fonte: Jornal de Negócios