Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sabia que desde a passada 6ª feira o pedido de registo criminal passou a ser possível online?Pedido de registo criminal online

Este é um documento que é usualmente pedido por exemplo por alguns empregadores e desta forma, evita as filas e perdas desnecessárias de tempo. Esta medida faz parte do programa do governo - SIMPLEX.

Para pedir o seu registo criminal actualizado, basta aceder ao Portal Registo Criminal Online > Seleccionar opção "Pedido de Certificado" e fazer a validação com o seu cartão do cidadão, ou a Chave Móvel Digital (CMD), caso esta tenha sido obtida com o cartão do cidadão.

Após o pedido ser-lhe-á fornecida uma referência Multibanco para pagamento da taxa devida e, feito o pagamento da taxa de 5 euros, o certificado será disponibilizado no próprio Portal, no prazo máximo de 3 dias úteis.

A anterior alternativa para pedir este documento passava por se deslocar pessoalmente a um qualquer dos postos de atendimento onde é possível a emissão dos certificados:

  • Nos Balcões dos Serviços de Identificação Criminal (DSIC);
  • Em Unidades Centrais ou Secções de Proximidade de Secretarias de Tribunais de Comarca;
  • Nos Espaços do Cidadão onde este serviço esteja presente (deve verificar os serviços disponíveis em cada posto);
  • No caso da Região Autónoma dos Açores, nas Lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC);

Para residentes no estrangeiro também é possível utilizar este conveniente serviço, basta que tenha conta bancária em Portugal com serviço de homebanking, utilizando o mesmo processo de requisição acima descrito. Caso não disponha desse serviço de homebanking, pode utilizar o formulário disponível para o efeito na página da DGAJ na web em www.dgaj.mj.pt > Opção no menu "Registo Criminal".